O Belo é o primeiro finalista do Campeonato Paraibano de 2025.
Diante de mais de 10 mil torcedores, na noite deste sábado (15), no estádio Almeidão, o Botafogo empatou em 0 a 0 com o Treze em partida de volta válida pela semifinal do Estadual e carimbou a vaga na finalíssima.
O time da casa tinha a vantagem do empate, uma vez que o jogo de ida acabou em 2 a 1 para o Alvinegro da Estrela Vermelha. Esta será a segunda vez consecutiva que o Maior da Paraíba vai disputar a decisão do título. Na outra oportunidade, o Belo foi vice-campeão.
O atacante Henrique Dourado vibrou com a conquista da vaga. "Muito feliz em o nosso grupo ter conseguido a classificação. Fizemos um jogo de bastante consistência, fomos inteligentes, soubemos administrar o resultado que nós havíamos feito lá em Campina Grande e agora vamos em busca desse tão esperado título", contou o Ceifador.
Nas quatro linhas, o Clássico Tradição foi bastante truncando, com poucas chances claras para ambos os lados na primeira etapa. No entanto, nas vezes em que o Belo, que teve maior posse, chegou ao ataque, principalmente pelas pontas, não conseguiu ter eficiência nas finalizações.
Já no segundo tempo, o jogo foi mais aberto e movimentado, com o treinador João Burse apostando em variações táticas. Os dois times buscaram mais o gol e tiveram mais oportunidades de marcar, mas o placar final não saiu do 0 a 0. Ao final da partida, já nos acréscimos, o volante Thallyson sofreu um pênalti claríssimo não marcado pela arbitragem de Ruthyanna Camila.
A equipe se reapresenta na manhã da próxima segunda-feira (17), de olho na grande final que ainda terá data definida pela Federação Paraibana de Futebol (FPF-PB). O adversário do Belo sairá do confronto deste domingo (16) entre Sousa e Serra Branca.
ESCALAÇÕES:
Botafogo: Wallace; Erick, Reniê (Marcelo Augusto), Wendel Lomar e Sidcley (Evandro); Gama (Bruno Leite), Thallyson e Falcão (JP Iseppe); Gustavo Ramos (Lucas Lopes), Rodrigo Alves e Henrique Dourado (Riquelmo). Técnico: João Burse.
Treze: Rayan; Van, Marcelo Sousa, Diego Ivo e Arthurzinho (Matheus Maranguape); Juninho, Rodrigo Gaia (Dudu) e Guilherme Lucena (Pedro Rodrigues); Luã Lúcio (Wandson), Jefinho (Rafael Ibiapino) e Schutz. Técnico: Marcelo Martelotte.
CARTÕES:
Botafogo: Wallace (amarelo) e Thallyson (amarelo)
Treze: Wandson (amarelo) e Rafael Ibiapino (amarelo)
PÚBLICO: 10.175
RENDA: R$222.205
=====================
Foto: João Neto / Botafogo-PB