O Botafogo garantiu sua vaga na próxima etapa da Copa do Brasil, ao vencer a Portuguesa por 4 a 3 nos pênaltis, após empate por 1 a 1 no tempo regulamentar.
A partida, que marcou o retorno do time ao torneio nacional após ausência em 2024, ocorreu na noite desta quinta-feira (27), no estádio Pacaembu, em São Paulo.
O Belo saiu na frente logo nos primeiros minutos: Henrique Dourado, após um lançamento do lateral Erick, cabeceou para Rodrigo Alves, que marcou um belo gol de bicicleta. A Portuguesa não demorou a reagir e, em uma cobrança de escanteio, Rildo, sozinho na área, empatou de cabeça.
Nas cobranças de pênaltis, a Lusa começou e teve sua primeira chance defendida por Wallace, enquanto o Alvinegro da Estrela Vermelha converteu a primeira cobrança com Gama, mas desperdiçou a segunda com Guilherme Santos. Na sequência, Reniê e Falcão também marcaram para o Belo e viram o último pênalti da Lusa do Canindé ir na trave. Por fim, Thallyson fez o gol que selou a vitória e a classificação para o time da Paraíba.
Com essa vitória, o Belo segue na Copa do Brasil e enfrentará o Concórdia (SC) na segunda fase. O time catarinense derrotou a Ponte Preta por 2 a 1 e também avançou. A partida será em jogo único, também com decisão por pênaltis em caso de empate.
Agora, o Botafogo foca na preparação para o Campeonato Paraibano, com o jogo de ida da semifinal contra o Treze, no Clássico Tradição, marcado para o dia 8 de março, no Estádio Amigão.
GOLS:
Botafogo: Rodrigo Alves (4’)
Portuguesa: Rildo (11’)
PÊNALTIS:
Botafogo: Gama (gol), Guilherme (desperdiçou), Reniê (gol), Falcão (gol) e Thallyson (gol);
Portuguesa: Maceió (desperdiçou), Guilherme Portuga (gol), Fernando Henrique (gol), Eduardo (gol) e Rildo (desperdiçou).
ESCALAÇÕES:
Botafogo: Wallace; Erick, Reniê, Wendel Lomar e Sidcley (Evandro); Gama, Thallyson e Bruno Leite (Gustavo Ramos); Guilherme Santos, Rodrigo Alves (Falcão) e Henrique Dourado (Luís Miguel). Téc.: João Burse
Portuguesa: Rafael Santos; Talles, Gustavo Henrique, Eduardo Biazus e Pedro Henrique; Barba (Matheus Nunes), Tauã (Fernando Henrique) e Rildo; Everton Messias (Guilherme Portuga), Maceió e Igor Torres (David Santos). Téc.: Cauan de Almeida
CARTÕES AMARELOS:
Botafogo: Henrique Dourado (14’), Rodrigo Alves (46’), Erick (56’), Natham (56’), Guilherme (73’), Falcão (80’) e Reniê (90 + 2’)
Portuguesa: Everton (45’) e Tauã (83')
PÚBLICO TOTAL:
2.036