Considerando o lance do penalty que viralizou nesta semana, dia 22/02/2024, jogo entre ABC x Maranhão pela Copa do Nordeste, no meu projeto de pesquisa, resgatando a história do nosso querido Clube, encontrei um fato inusitado, que nem esse.
No Campeonato Paraibano de 1957 aconteceu um lance que mostra o amadorismo de alguns atletas da época. Durante o jogo Botafogo 2x1 Santos, o Santos de Tereré, o juiz Luiz Zago marca penalty contra o Santos. O meia Botafoguense Berto bate o penalty e o goleiro Leonardo defende, encaixando a bola, sem dar rebote, numa grande defesa. Os jogadores do Santos vibram e se abraçam ao arqueiro Leonardo. Só que o zagueiro Sadi, do Santos, põe a mão na bola como quem lhe agradece. Aí o juiz Luiz Zago marca novo penalty para o protesto dos Santistas. Dessa vez, o artilheiro do Belo, Pedro Negrinho, bate e converte, dando a vitória ao time alvinegro.
Essa vitória foi muito importante para o Botafogo conquistar o título de Campeão INVICTO daquele ano. Dos personagens envolvidos, Leonardo é o famoso arqueiro do Santos tragicamente morto, e que deu o nome ao Estádio da Graça, Leonardo Vinagre da Silveira. Berto é o famoso "Seu Berto" que comandou a equipe base do Botafogo nos anos 80. E Pedro Negrinho é o pai dos craques Zito e Marquinhos que marcaram época nos anos 80, no Botafogo.
Ficha Técnica do jogo:
Domingo - 10/11/57 - Estádio da Graça
BOTAFOGO 2x1 SANTOS
Campeonato Paraibano de 1957
Público: 832 pagantes
Juiz: Luiz Zago
Aux: Aluísio Lira e José Firmino
Gols: Gonzaga 10/2 e Pedro Negrinho 30/2 (Botafogo); Ivanilton 9/1 (Santos)
Botafogo: Tempestade, Borracha e Kleber; Almir, Gonzaga e Tita; Carioca, Berto, Pedro Negrinho, Joãozinho e Zeca. Técnico: Vavá
Santos: Leonardo, Sadi e Cláudio; Germano, China e Carioca; Nebal, Ivanilton, Guili, Zinha e Ivan. Técnico: Tereré